Sertanejo

NHOZINHO

Ribeirão Preto / SP

Ouça

Baixe o Flash Player para ver este player.

Coloque no seu site

Copie o código abaixo e cole no seu site.

Release

Francisco Adão Gonçalves, mais conhecido como Nhozinho, nasceu na cidade de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, em 17 de setembro de 1939, e desde cedo demonstrou a musicalidade herdada do pai, Arlindo Gonçalves, que tocava, com muita humildade, uma gaita de 8 baixos, intrumento da mesma família da sanfona.
A paixão pelo acordeon se deu antes mesmo de ter visto o instrumento. A única diversão eletrônica que havia na fazenda onde morava era um pequeno rádio, que transmitia os programas de música sertaneja executadas geralmente por duplas acompanhadas por um sanfoneiro.
Seu primeiro encontro com o instrumento foi aos 15 anos, quando um acampamento cigano passou por sua casa. Ficou encantado ao identificar o som que ouvia pelo rádio com o instrumento tocado pelo cigano. No ano seguinte, ganhou de seu pai o primeiro acordeon, marca Paolo Soprani de 80 baixos, italiano.
Em 1954 decidiu dedicar-se à música, e passou a acompanhar duplas e trios, como Colibri, Ninão e Nhozinho; Trio Enamorado, Praião e Prainha, Silveira e Barrinha, Trio da Vitória, Seresteiro e Baduy, Carlito e Baduy, Tonico e Tinoco, entre tantas outras que acompanhou no decorrer de sua carreira.
Em 1963 gravou seu primeiro disco de 78 rpm individualmente, pela gravadora Continental, com as músicas "Quarto Centenário do Rio de Janeiro" e "Chora Sanfona e Violão", com produção de Palmeira.
Em 1975, Nhozinho deu novo rumo à sua carreira, vindo para São Paulo, com sua Scandalli de 120 baixos, e gravou seu primeiro LP como solista, pela gravadora Chororó, intitulado "Oi... Sô".
Muitos outros discos vieram, sempre com sucesso absoluto.
O comandante Rolim Amaro, grande apreciador e incentivador de projetos culturais, estava promovento um encontro com músicos. Através de um amigo, Dom Mauro da Costa Lima - prestigiado solista de harpa, conheceu o trabalho de Nhozinho.
O acordeonista, que há algum tempo se dedicava a shows e animação de festas na região centro-oeste, ficou impressionado com a simplicidade e atenção que recebeu do comandante, ao ser convidado a participar do encontro.
Reconhecendo sua habilidade, o departamento de marketing da TAM - Linhas Aéreas, contratou Nhozinho para participar do projeto "II Maestro", onde antes de cada vôo, Nhozinho animava os passageiros na sala de embarque mais original, batizada de "Music Hall".
Nhozinho permanece gravando e viajando por todo o Brasil.

Contatos Para Shows:
Fone: (34) 3225-5017



Texto: Sandra Cristina Peripato

Integrantes

Não há nenhum integrante cadastrado

Dados para Contato

Telefone: Não informado
Site: Não informado
Email: Não informado

Influências


Últimas Fotos

Não há nenhuma foto cadastrada

Shows e Eventos

Não há nenhum evento programado


Últimos Comentários

Não há nenhum comentário cadastrado


Garagem MP3 © 2006-2017 • Política de Privacidade
HomeCifrasCadastre sua BandaContato